sábado, 21 de novembro de 2009

A ressurreição Carioca

No início do Campeonato Brasileiro alguns leitores me cobravam comentários sobre a participação dos clubes do Rio de Janeiro na competição. Na época, respondi que poderia reproduzir as colunas do ano de 2008, já que normalmente a participação dos cariocas no Brasileirão é pífia. Os resultados iniciais confirmaram meus comentários. Hoje estamos chegando ao final da competição e o quadro não é diferente.
Calma aí, Larosa! O Flamengo está disputando o título e já garantiu a vaga na Copa Libertadores de 2010. O Fluminense vem de uma arrancada fenomenal e vai sair do rebaixamento. O Vasco é o campeão da Série-B e com sobras, são dez pontos de vantagem para o Ceará, vice-líder (coluna escrita sem saber o resultado da rodada desse fim de semana). Já o Botafogo, tenho que concordar com você.
Caro leitor. Vamos ser razoáveis. O que mudou em relação ao ano passado? Ao ano de 2007? 2006? 2005... Encurtando, nada. O Flamengo também disputou a vaga para a Libertadores em 2008 e 2007 (vou utiliza-los como base de consulta). Nos anos anteriores quase foi rebaixado. O Botafogo, com seus altos e baixos garantiu uma vaga para a Copa Sul-Americana depois de permanecer bom tempo na zona de rebaixamento. Em um “VALE A PENA VER DE NOVO”, podemos incluir no mesmo pensamento o Fluminense e o Vasco, que de tanto insistir, conseguir ser rebaixado. Então lhe pergunto, caro leitor, o que mudou em relação aos anos anteriores?
Bem, Larosa. Seguindo esse raciocínio, nada. O Vasco foi rebaixado e este ano, Fluminense e Botafogo, estão disputando a vergonhosa posição. Mas é diferente, em relação aos anos anteriores. Parece que algo novo aconteceu, pois os torcedores estão motivados, quebrando recordes de renda e público. Os clubes estão se separando e chegando lá.
Sim leitor, algo aconteceu. Ocorreu uma quebra de paradigmas nos clubes. No Vasco, uma ruptura com o antigo regime. No Fla, a saída de toda a diretoria de futebol. No Flu, já tentaram o “Impeachment” do presidente, se falar na demissão de vários dirigentes. No Botafogo também ocorreu mudança de comando no clube, e para melhor. E no América, que está retornando a elite do futebol carioca, que também mudou tudo por lá. Leitor, ocorreu uma ressurreição dos clubes cariocas, que romperam com velhas praticas e mudaram suas posturas. O resultado está aí. Espero que para 2010 essa ressurreição carioca se consolide e os times do Rio voltem a disputar os primeiros lugares de todas as competições.