sábado, 21 de junho de 2008

Não empolga ninguém

Acompanhando a Copa do Mundo de 2008, noto que o futebol dos europeus está se assemelhando ao que praticamos aqui em terras tupiniquins. Nossos astros, ou melhor, nossos jogadores que se destacaram os gramados nacionais, parece que agregaram valor ao futebol praticados em gramados europeus.

Epa! Larosa, que Copa do Mundo? Você está escrevendo sobre a Eurocopa?

Verdade caro leitor, estou escrevendo sobre a Euro 2008, que nada mais é que a Copa do Mundo sem as principais, e por que não dizer, as melhores seleções do Mundo: Brasil e Argentina. Então essa copinha disputada na Europa, caro leitor, vem mostrando que o futebol força, praticado por grande parte das seleções do torneio, está um pouco mais talentoso. Enquanto isso, por aqui, nas eliminatórias para a Copa do Mundo, o futebol está um pouco mais horroroso. Com a palavra o técnico Dunga. Bem, como o técnico da Seleção Brasileira não respondeu, vida que segue.

Vou destacar o comportamento dos torcedores cariocas, que durante as tardes vem criando um hábito bem interessante, o de acompanhar atentamente a Eurocopa. Nunca tinha visto um apelo tão grande. Bares e restaurantes ligadinhos nas transmissões ao vivo pelo Sportv e até nos Vts, em horários alternativos. Nem a novela das 8 horas consegue competir com as seleções européias.

O que está acontecendo? Donos de estabelecimentos comerciais não investiram em pontos de TV por assinatura sem um bom motivo. Se a Eurocopa não fosse um bom apelo, o comércio não buscaria esse diferencial de mercado para atrair clientes. O futebol está mais presente na vida do Brasileiro do que nunca.

Mais Larosa, este é o país do futebol. Então, qual é a surpresa?

Não é surpresa. É a constatação de um fato. Os jogos dos campeonatos Espanhol, Italiano e Inglês tornaram-se um grande atrativo para o público que gosta de futebol. Acredito que a presença de nossos bons jogadores em seus times, tenha criado uma sensação de saudosismo, em relação ao bom futebol. Já que os jogadores que sobraram por aqui não tem agradado. O público gosta de um futebol bem jogado, com belas jogadas, raça, empenho, qualidade e acima de tudo, com craques. Como esses craques estão na Europa, o interesse se volta para lá. Enquanto isso, o Brasileirão não empolga ninguém.