quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Líder X Chefe

Líder e Chefe são as mesmas pessoas em uma organização ou instituição de ensino? É o que estamos discutindo no Fórum da turma de Pós-graduação em Gestão de Varejo do SENAC-RIO.

Vamos lembrar um detalhe importante na questão das relações humanas em uma empresa ou instituição de ensino. Na hierarquia o diretor, chefe ou coordenador ocupa um cargo de comando das ações lógicas traçadas pelos gestores e profissionais de marketing. Ao planejar uma ação o gestor escolhe um profissional que melhor desempenhará a realização das ações propostas. Não é a pessoa amiga ou bonitinha que assume a função. No seu Perfil consta competência, experiência, capacidade de comando, poder de persuasão..., entre outros atributos, nem sempre bem vistos pelos comandados.

Possuir o comando das ações não significa que você é um líder. Os comandados obedecem, muitas das vezes, por imposição do cargo e não pela liderança que o chefe ou coordenador exerce.

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da empresa ou instituição. (conceito clássico)

Chefia é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Chefia e liderança se parecem, como as cores, mas existem diferenças que fazem a diferença nas organizações.

A liderança é espontânea. Alguns gestores acreditam que não é possível formar um líder, o que é verdade. Você pode possuir o conhecimento, as técnicas e as estratégias de persuasão, mas sem o carisma, educação, sensibilidade social, percepção apurada e coragem de se expor pelo grupo, você continuará um chefe e não um líder.