segunda-feira, 30 de julho de 2007

Você terá uma surpresa

O sol dourado do PAN para o Brasil

Fim de festa sul-americana com os jogos do PAN RIO 2007. E agora? Teremos outros fins?
Fins que podem desmontar a sensação de segurança que o carioca viveu nos dias dos jogos. Os transportes, com metrô de superfície e mais linhas de ônibus circulando até na madrugada. O bom atendimento nos hospitais municipais e estaduais. Um momento de paz e alegria que há muito a cidade não tinha. O que vai acontecer a partir de hoje?

Por exemplo, a segurança pública, que foi aprovada por quase todos os cariocas. É claro que a bandidagem continuou aprontando, mas muito pouco, comparando com o cenário de 20 dias atrás. A Força Nacional deve rumar para os seus núcleos oficiais e o patrulhamento da cidade volta efetivamente para a Polícia Militar carioca. E os equipamentos? Os carros de patrulhamento do PAN, as armas e outros utensílios? Retornam para o governo federal ou ficam por aqui? Até os tradicionais meninos de rua, que povoam os sinais de transito, diminuíram e muito.

A questão do transporte público? Teremos o mesmo efetivo de coletivos circulando pelas ruas em todos os horários? O metro de superfície que hoje chega até a Barra da Tijuca, pela avenida das Américas e pela orla. Vai continuar? Sabemos que o numero de passageiros ainda é pequeno para viabilizar o transporte mas se não criarmos o hábito de utilizá-lo em vez do automóvel....quem sabe ele continua.

A questão da infra-estrutura não pode ser observada de longe. Não se deve priorizá-la somente em mega eventos. Deve ser planejada e executada. Estamos no fim do mandato do prefeito César Maia, que seu sucessor ou aquele que pretende se candidatar ao cargo mais cobiçado do Brasil mantenha um compromisso com a continuidade. Assim espero.

Que o PAN tenha deixado grande reflexões em cada um de nós.

Pensa rapidinho. Em quem você votaria para prefeito do Rio em 2008? 1, 2, 3, 4, 5. Tempo esgotado. Ficou difícil companheiro(a) lembrar de um nome de peso. Pois é. Faça o teste dos 5 segundos com amigos e no trabalho. Você terá uma surpresa. Esse será um próximo assunto.