quinta-feira, 17 de maio de 2007

ESTUDAR PRA QUE


MLarosa-RJ

Ai, ai, ai....quanto mais eu rezo, mais um trapalhão aparece. Esta frase era da minha avó, mas hoje é bem pertinente. Estudei muito na vida, pelo menos comparecia até a escola para jogar bola. Depois veio o ensino médio, mais estudo, sexo e rock em roll. Ai cheguei até a universidade, poxa, mais ensino, sexo e rock, kid Abelha, Lobão, Ultraje à Rigor, Camisa de Vênus, até o Leo Jaime..... Bons tempo que não voltam mais.

Depois o mercado ficou mais exigente e cursei pós-graduação. Ai o mercado resolve apertar mais um pouco, buscando um profissional mais competente, flexível, eficiente e eficaz. Um capital intelectual capaz de tomar decisões, ser criativo, participativo e com muita consciência do meu papel social. Bem, vai cursei um mestrado, ufa... Isso não para nunca mais. Educação continuada é uma realidade.

Abro os jornais para a labuta jornalística e me deparo com a seguinte manchete – Prefeitura do Rio institui a “aprovação automática” na rede municipal de ensino. Assim, a Secretaria Municipal de Educação não vai mais reprovar seus aluninhos.

O Larosa, isso é piada “ô pá”! Não caro leitor, não é piada lusitana, a Resolução 946/07, da Secretaria municipal de Educação do Rio, proíbe a reprovação dos alunos da rede de ensino fundamental.

Resultado, festa nas escolas, alunos felizes e jogando pelada (?), dormindo até tarde.... isso me lembra um grande craque do futebol carioca, que disse na latinha assim...”ô, peixe, treinar pra que...”

Pois é, estudar pra que, se vou ser aprovado mesmo.

Ir a escola? Pra que, se vou passar de ano mesmo..

Comprar uniforme escolar? Pra que, epa, pra que não, sem uniforme pago passagem no ônibus.

Ai eu pergunto? Professor pra que, se não podem reprovar.

Preparar aula? Lecionar o que e pra que, se eles não vão querer aprender mesmo.

Falta professores de matemática? Contratar pra que, se não teremos alunos mesmo.

Os professores estão indignados com o fato e se mobilizam para pressionar o prefeito e tentar revogar a Resolução 946/07. Segundo o sindicato da categoria uma manifestação está sendo programada para a porta da prefeitura, onde os docentes vão mostrar toda a sua indignação com o fato. Bem, como não tem aluno em sala mesmo, o jeito é promover passeata e mostrar para o prefeito César Maia que eles estão trabalhando.

É....estudei tanto para chegar onde cheguei na vida profissional. E essa geração de crianças? Onde vão chegar.........Afinal, estudar pra que, se não tem emprego mesmo, nem vergonha na cara de dirigentes e sociedade que não toma uma atitude digna.

Não pagar mais IPTU? Pagar IPTU pra que prefeito, se não precisamos de escola mesmo.