quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Ajoelhou tem que rezar



Marco Larosa - RJ

E deu a lógica. Já era esperado o resultado de hoje a tarde no Plenário do Senado, em Brasília. O atual presidente da casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) foi absolvido, por 40 probos e honrados votos a 35 decepcionados e chorosos votos, além de seis abstenções covardes ou com culpa no cartório que não votaram.

Segundo o Senador e relator do processo de cassação de Renan, Renato Casagrande-PSB-ES “ isso não faz bem para o Brasil e o interesse da sociedade não foi concluído, que seria a cassação.

Pergunta do dia – Alguem esperava um resultado diferente? Votação secreta, nem a presença de deputados foi aceita e muita confusão e pancadaria no hall do plenário ocorreu antes da votação, lembrando bem cenas do clássico da comédia pastelão “Os Três Patetas”.

Para não perder o embalo, você teve a oportunidade de ver a cara dos relatores do processo de cassação por falta de decoro parlamentar de Renan após o resultado? Até que pareciam com os personagens Moe, Larry e Curly, acredito que se sentindo os verdadeiros patetas nessa história toda.

Bem, na minha opinião o processo democrático e os regimentos internos existem para proporcionar “lisura” (???) aos processos. Vamos por parte. Que moral o senado federal possui para julgar as ações dos governantes da nação? Que moral os eleitores tem para reclamar agora? Quem os colocou lá? Quem votou no Renan, no “saudoso” Antonio Carlos Magalhães e tantos outros personagens que já renunciaram ao mandato? Você que hoje está bradando pelos sete cantos esse fato tão lamentável e circense.

Cabe aos relatores utilizar as “vielas do sistema”, assim como Renan e tantos outros, utilizam tão bem a favor de um corporativismo cronico. O sistema existe para isso, favorecer, resguardar, cassar, construir, destruir......

O que nos resta é esperar que os Senadores, que estão se empenhando para “limpar a casa”, utilizem com perícia a lei a favor da moralidade, da transparência para o bem da democracia e da cidadania, afinal essa sensação de impunidade é um efeito cascata, começa em cima e continua cá em baixo, ou seja, se os poderosos não vão presos porque eu vou, diria um cidadão que não consegue emprego, alimentar a família e morar com dignidade........

É só nos restas fazer como o Senador Renan Calheiros, após sair do plenário - “vou rezar na igreja, rezar na igreja”, disparou para a mídia.