terça-feira, 20 de maio de 2008

Qual a sua superstição?

O Brasil é o país de maior crendice religiosa do mundo. Aqui, católicos, evangélicos, espíritas, budistas... praticam sua religiosidade. Uma enormidade de denominações que nos levam a ficar um pouco mais perto do pai maior, Deus. Então, também podemos escrever que a nação tupiniquim é a mais supersticiosa do planeta.
Ah, Larosa tá brincando!
Não estou. Vamos ler sobre a definição de superstição: é uma crença irracional sobre a relação causal entre certas ações ou comportamentos e ocorrências posteriores, como a crença comum. Traduzindo para o "cotidianês", superstição é uma crença errônea que transmite uma falsa idéia a respeito do sobrenatural. Diz a crença popular que se a palma da mão coçar é sinal que irá receber dinheiro. E o "gato preto", e a escada, o que me dizem? Em países como Argentina e Estados Unidos, não existe o décimo terceiro andar. Nos botões dos elevadores, do número 12, salta para o 14.
Não posso deixar de lembrar da mística camisa 13 do alvinegro Zagalo, uma lenda viva do futebol e da superstição. Nosso recordista de campeonatos mundiais, como jogador e técnico, protagonizou belas histórias de pura superstição. Ah, não posso esquecer o tricolor Nelson Rodrigues, que escrevia sobre o seu "Sobrenatural de Almeida".
Como pode notar, caro leitor, o mundo do futebol não poderia ser diferente. Esta semana, o Glorioso Botafogo reedita uma de suas belas histórias de superstição, o cachorrinho da raça Beagle, conhecido como Perivaldo, foi um dos responsáveis pela vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-MG, pela Copa do Brasil. O cãozinho, que possui uma estrela nas costas, é pé quente. Como foi o então Biriba, mascote eterno dos alvinegros e dito como grande responsável pelas vitórias do Glorioso há 60 anos. A presença de Biriba (leia sobre o talismã alvinegro na edição do dia 16/5 do Jornal dos Sports), segundo os supersticiosos, quebrou um jejum de 13 anos de azar, ou seja, sem títulos.
Sei que você está rindo e balançando a cabeça, nobre leitor, mas... me conta, em nenhum momento de sua vida, por acaso, você sentou sempre no mesmo lugar na arquibancada do Maracanã, pois do contrário o seu time não venceria? Então caro leitor, qual a sua superstição?