sábado, 12 de setembro de 2009

Triste cenário televisivo

Quando escuto alguém, em tom de brincadeira, afirmar que hoje é dia dos desesperados, me lembro da pegadinha do Sérgio Malandro e sua “Porta dos Desesperados”, sátira ao programa Porta da Esperança, do comunicador Sílvio Santos. No portal do Sílvio, prêmios grandiosos, assim como na zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Suas quatro portas classificam para a competição latina e apenas uma leva o vencedor ao título do Campeonato Brasileiro. O portal do Malandro é o nosso G-4 negativo, onde seus participantes, além de garantir o rebaixamento para a Série-B, levam torta na cara e todo tipo de gozação das torcidas adversárias. “Os vascaínos sabem muito bem o que significa a Porta dos Desesperados”. Ah, tricolores e alvinegros também.
E logo mais, no Maracanã, uma das três portas se abrirá e um dos clubes pode se tornar menos desesperado com a vitória. O empate mantém o desespero e a derrota.... Fluminense e Botafogo, outrora “Clássico Vovô”, tornou-se o “Clássico dos Desesperados”, um triste retrato das gestões desastrosas dos dirigentes do Rio de Janeiro, incluo a Federação do Rio nesse bolo. Fluminense e Botafogo deveriam estar decidindo a liderança da competição e, ao contrário, estão em uma posição desagradável na tabela e correndo o risco de abrilhantar o comércio televisivo da segunda divisão, com suas cotas de transmissão exclusiva, claro, mediante ao pagamento. Esse papo que a segundona é uma “boa” para que os clubes se estruturem melhor, é conversa de rebaixado. De quem já está lá e se tornou chacota dos amigos torcedores. . “Boa”, para mim é a garota da cerveja.
Os dirigentes devem tomar uma atitude já. Será que o impeachment do presidente do Tricolor é a solução? Ou é apenas mais um fator eleitoreiro? Atenção, torcedor tricolor! Desconfie dessa prática, pois o momento é de união para fugir do rebaixamento. Na minha leitura, é mais um candidato que vai cometer os mesmos erros da atual administração. Assim, o amadorismo via se perpetuando no futebol de nossa cidade e os clubes cariocas cada vez mais afundando em dívidas e no futebol, dentro de campo.
Em tempo: Se um clube está mergulhado em dívidas, digo na casa de milhões de Reais, então por que tantos candidatos aparecem para concorrer ao cargo de presidente? Você, leitor, assumiria uma empresa falida? E pior, sem receber salário?