sábado, 30 de janeiro de 2010

Defesa contra o ataque

Um belo sábado de sol, clima de verão e futebol na orla do Rio de Janeiro. As amigas com aquela cor de pecado e a língua afiada para falar do grande clássico de hoje a tarde no Maracanã, o eterno Fla-Flu. Afinal, lobo não come lobo, diriam os antigos cronistas de rádio.
Os amigos e amigas estavam um tanto que diferentes. Não vi ninguém exaltando nem o Flamengo nem o Fluminense, pelo contrário, afiados nos comentários dos pontos positivos e negativos da cada um. Resumindo, a opinião dialética foi a seguinte: será um clássico do ataque contra a defesa.
O Tricolor, na minha opinião, é o favorito para a partida. Simplesmente porque possui o melhor time, no momento em que as equipes retornam de uma pré-temporada. Até então, os resultados do clube das Laranjeiras são mais convincentes que do clube da Gávea.
Larosa, meu amigo, o Mengão tem o Adriano e o Vagner Love. Sem falar no Petkovic.
Calma, caro torcedor. Vamos aos fatos! O Flamengo de hoje é bem diferente do time Hexacampeão Nacional. Com a venda de Aírton e a contusão de Willians, sem citar o Maldonado, a defesa está exposta. Toró, é um grande ladrão de bola sim, mas uma andorinha não faz verão, meu amigo. O Fernando, chegou agora e não tem características de ficar plantado na proteção aos zagueiros, pelo contrário, sobe ao ataque, tanto que já marcou dois gols. Kléberson, idem, carrega a bola mas não desarma com a mesma eficiência de Toró e Willians. O resultado está aí, gols, muitos gols bobos. Ronaldo Angelim e Álvaro estão combatendo dois e até três atacantes, o que não ocorria no Brasileirão.
Com Fred, Maicon e Alan, correndo uma barbaridade, os defensores do Fla, no mano a mano, levam uma tremenda desvantagem. Acredito que o técnico Andrade escale Fierro, para fechar o meio, mas a jogada pela ala, deixa de existir. Outra possibilidade e a escalação de Dhavi, formando a zaga com três defensores. O Fierro continuaria escalado e Petkovic, uma opção para o segundo tempo. Assim a defesa Rubro-Negra estará menos vulnerável ao poderoso ataque Tricolor.
Com os atacantes que a dupla Fla-Flu possui será um jogo para 5 a 4, 6 a 5, 3 a 3... Será uma partida de ataque contra a defesa. Vai ser um jogão.