quinta-feira, 31 de maio de 2007

Bem querer: modismo, cumplicidade ou amizade via web

Via Internet podemos ver imagens, mandar mensagens, conversar, namorar, comprar e tantas outras coisas que a tecnologia pode permitir para que o ser humano possa interagir em todo o planeta. Pois é, um tema me chama atenção, o desejo incontrolável de bem querer ao próximo. Em quanto a grande mídia repercute a violência urbana, guerras, corrupção, a Internet mostra uma outra realidade, busca-se injetar auto-estima uma nas outras.

A motivação exerce um efeito mágico, tornando-se responsável por inúmeras ações pelas quais o indivíduo realizar algum ato em seu benéfico, que estavam ali, paradas, dependendo de um empurrãozinho. Segundo a enciclopédia Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) motivação, em psicologia, é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo. Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

Se você faz parte do ORKUT (www.orkut.com), site de relacionamento, e gosta de navegar na página de recados de seus amigos, vai constatar que algumas pessoas mandam mensagens (scraps) que elevam seu espírito. Palavras doces, bonitas e que tocam os corações mais desiludidos, como a perda de um grande amor, por exemplo. Poxa, mais isso é xeretar o espaço dos amigos, não vou me tornar um fofoqueiro! Diria o internauta mais exaltado. Bem, entenda como uma pesquisa cientifica, pronto.

Quem, em um dado momento desfavorável, não leu uma mensagem no orkut e se sentiu mais forte? Quem não sentiu um alivio na tormenta do dia-a-dia? Quem não disse, poxa bem que eu precisava ler isso!

A internauta, Ana Paula Teixeira Castro, de João,Pessoa, Paraíba, é um exemplo de dedicação ao amigos. Diariamente, envia mensagens de auto-estima e quase que imediatamente vem a resposta, muitas delas de agradecimento com o reenvio de uma mensagem ou poesia de carinho. Leia com atenção esse scrap de Ana Paula, publicado no orkut no dia 23/03/07:

** BOM DIA **
Um novo amanhecer...
Um novo dia !!!
Perspectivas no ar...
Alegre energia...
Determinação...
Certeza de solução...
De compreensão...
Vigilância mental...
Inspiração...
Poder de atração...
Com a pureza
Do coração.
Que este dia...
Seja de glórias.
Pois...
Crer em si mesmo...
É movimentar um
Universo...
A seu favor.
*Que neste dia...
A alegria...
Seja tua marca.
E o amor...
Tua projeção*
Cheiros com Carinho...Aninha

Para Ana Paula as mensagens motivadoras sempre levam as pessoas
à se auto-avaliarem e conseqüentemente, elevam a auto-estima, gerando novo colorido e sentido à vida. Perguntamos se outras pessoas também ajudam na construção de sua auto-estima e Ana respondeu que sim, que a família e os amigos, são a maior fonte motivadora, pois estão sempre caminhando ao nosso lado mesmo na distância, na presença ou na ausência.


Outra motivadora é Angela Muzzolon, São Paulo, que envia mensagens às pessoas por saber que a maioria tem um espaço como orkut, buscam algo, algo que falta nelas. Alguns buscam encontrar o amor de suas vidas, outros amigos, contatos profissionais entre outros. “E eu por natureza própria como poetisa, compositora, escritora, tenho uma sensibilidade muito grande em sentir o outro através de palavras, mesmo sem conhecê-los. Afirma Ângela”.

Uma curiosidade revelada por Ângela Muzzolon, onde há pouco tempo atrás, quando uma moça veio agradecer dizendo que eu havia salvado a vida dela bem na hora em que pensava em suicídio. Um pouco antes dela planejar a própria morte, ela havia recebido uma mensagem minha e que a mesma havia feito ela desistir do suicídio. Na hora que eu li a resposta dela....gelei e quase chorei por ver o poder da palavra. Gosto de mandar minhas mensagens pelo fato de saber que todos que estão do outro lado da telinha estão procurando algo e sei que muitas vezes uma palavra de motivação pode até salvar uma vida, conta Ângela emocionada.

Angela Muzzolon. a vida:
A festa da Páscoa é a festa da ressurreição de Jesus.
Celebrar a Páscoa, significa celebrar a "Vida"
Celebrar a Páscoa é deixar morrer tudo que há de "menor"
em nós (os defeitos, as incompreensões, a falta de amor...)
e deixar "ressurgir, ressuscitar" tudo que temos de bom,
de grandioso em nós. É deixar o Cristo viver em nós.
BOA PÁSCOA!
BEIJOS NO SEU CORAÇÃO!

Publicada no Orkut em 6/4/07

Perguntamos se Ângela recebeu alguma critica ou reclamação sobre o envio de mensagens motivadoras e ela responde o seguinte: “Sim, até hoje eu encontrei apenas uma pessoa, inclusive do meio artístico, estava muito deprimida e que também tinha problemas graves. Essa pessoa me pediu que eu parasse de enviar mensagens, parei e a deletei do arquivo de amigos que recebem as mensagens diariamente. Porém meses depois, essa mesma pessoa me adicionou novamente no orkut e com muita dificuldade acabei aceitando ela novamente. Hoje, essa pessoa se tocou que eu a estava ajudando muito e acabou me pedindo perdão e ela está de volta no meu orkut.

Mais duas amigas virtuais se juntam ao time de motivadoras do Orkut, a Tânia Carvalho Santos do Rio de Janeiro (guthydan@hotmail.com) e a Maria de Fátima Ferreira Branco, também da cidade maravilhosa. Tânia envia mensagens pois acredita cada uma delas some pra o crescimento do ser humano. “Uso mensagens que transmitem amor porque com certeza é o que está faltando ao ser humano...Nunca me pediram que deixasse de enviar, afirma Tânia Carvalho que é Enfermeira.

Já Fátima Branco, como é conhecida no Orkut, adora fazer com que as pessoas se sintam com alto astral, por que só assim elas ficam mais felizes. “As vezes passamos por problemas na vida e vem alguém com um certo tipo de mensagem, a gente lê e parece dar um clique e nós partimos pra vida e acordamos daquele sonho ruim. Isso que se chama levantar o astral...fazer com que a pessoa se sinta bem, mais feliz...adoro fazer isso, porque também me sinto feliz em poder ajudar ao próximo de alguma forma. Afirma Fátima, que se despede com uma mensagem: "As coisas mais lindas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas sim sentidas pelo coração".

Toda essa manifestação de amor, carinho, compaixão via web tem um motivo de ser, como explica a psicóloga, arteterapeuta, professora universitária e Analista Junguiana, Maria Cristina Urrutigaray (mcgaray@terra.com.br), estamos vivendo uma era na qual as relações pessoais são determinadas muito mais por relações de interesse, do que o estabelecimento de contatos verdadeiramente "humanos", ou seja, é o desaparecimento, ou melhor, uma dissimulação coletiva dos atributos valorativos com a compreensão, compaixão, bondade. Parece-nos que a exagerada "imposição" cultural de "ter de ser um guerreiro(a) para ganhar a vida a qualquer custo", com o propósito de "poder ficar bem na vida", acabou se transformando numa busca insana por viver que se encontra fora do indivíduo. E, portanto, esta vida tornou-se impossível de ser alcançada. Afirma a psicóloga.

Maria Cristina acredita que o homem no seu desespero por viver, dobra-se diante de determinados padrões esperados e cultivados pela mídia, pela sociedade, pela política, enfim...pela cultura já estabelecida. Nesta "batalha de ter de responder ao esperado pelo coletivo", o indivíduo foi cada vez mais se afastando de suas necessidades pessoais, de seus reais afetos, de seus sentidos e impressões. Termos como "compaixão, compreensão e bondade" tipicamente relativos à natureza de ser homem - não conseguem aflorar, se manifestarem, se desenvolverem ou até mesmo serem sentidos ou vivenciados. Eles ficam praticamente inconscientes e virtuais, quando conseguem se apresentar. E, tristemente nos parece que o homem se desumanizou!

O surgimento de um espaço virtual, explica a psicóloga, como congregador de comunidades como, por exemplo, a do orkut, trouxe aos indivíduos uma possibilidade de poder vivenciar e compartilhar experiências mais significativas, ou mais tocantes, isto é mais ligadas aos afetos necessários à existência humana. Pois através destes agrupamentos, as pessoas têm encontrado uma maneira de se agruparem, não mais em função do que "se espera de mim", mas segundo as reais perspectivas e modos de agir, pensar, sentir, querer, desejar, imaginar, sonhar...., em fim, é neste propenso campo para novas situações e identificações possíveis, penso eu, que os sujeitos vêem encontrando uma forma de extravasar os seus anseios de compreensão, de amor, de generosidade e de bondade. Pois aqui no espaço virtual nada é cobrado, nada é imposto. A pessoa elege o que quer, permitindo-se o direito de se afirmar, de se colocar, e até mesmo de projetar seus mais inconscientes, ou virtuais, sentimentos, diante das colocações dos outros companheiros de comunidade.

Neste ambiente, pelo mais incrível que possa parecer, as pessoas têm encontrado o meio de expressão de seus anseios. Mesmo distantes um do outro, vinculados apenas por uma rede e uma telinha, ou seja "protegidos" nas suas identidades, os homens conseguem liberar seus afetos e amargos segredos guardados por tanto tempo. Através da projeção destes sentimentos negligenciados de sua consciência, e originados pela extrema sensação de solidão e angustia de viver, eles também ajudam a dor alheia, com as mensagens de auto-ajuda que enviam. E neste contínuo movimento de ir e vir de leituras simbólicas, as reflexões realizam-se e atualizam velhas emoções com produzem novas, segundo os estudos da professora Maria Cristina Urrutigaray.

Teorema दे Tostines

Quarta, 16 Maio 2007
Mais um dia de labuta jornalística, clipar os jornais de grande circulação da cidade. Uma rotina prazerosa eu diria, que foi quebrada com um fato um tanto curioso. Manchetes de roda pé de primeira página de todos os jornais do Rio de Janeiro estampam a separação de um casal do mundo artístico.
Manchetada no caderno de fofoca seria mais apropriado, ou então, no caderno de cultura e lazer, quem sabe. Mas na primeira página misturado a política, economia, violência.... matérias jornalísticas de real apelo, não entendi.
Poxa, um casal do mundo artístico tupiniquim, então são celebridades, diria um leitor desprovido de conhecimento jornalístico, afinal, primeira página é lugar de notícias de peso e grande apelo social, pelo menos em tese.
É podemos dizer que são celebridades, guardando as devidas proporções é claro. Ai pergunto – que casal do mundo artístico valeria uma manchete de primeira página em todos os jornais da cidade, expondo um rompimento conjugal?
Acredito que você está pensando em alguns nomes de peso no cenário televisivo brasileiro, com bagagem, carisma e talento, reconhecido em todo território nacional.
Iniciando a leitura do primeiro jornal, manchete de roda pé...... “Viviane Araújo e o cantor Belo se separam”, grande coisa. Segundo informativo de grande circulação, “Viviane Araújo em busca de um novo amor”, talvez em tamanho....que sabe. Terceiro jornal, idem. Décimo veículo, ufa, mais Belo e Viviane, com direito a foto ao lado de carro importado, que só trabalhando 20 anos ou me elegendo deputado serias possível adquirir um modelo daqueles.
Perguntei. O que está acontecendo com as redações? Falta de pauta? Não tem matéria de peso no cenário nacional ou local? Ou ta feia a coisa? E pra vender jornal badala-se o “famoso (em Bangu 1) casal”, de reconhecido “talento”, pelo menos
Não tenho nada contra o casal, acredito que cada um deve ter seu lugar ao sol, até o Belo tem seu banho de sol diariamente, mas ocupar as primeiras páginas de todos os jornais, dois dias consecutivos, é um pouco de mais.
A polêmica está aberta, comente, opine. O espaço está aberto.
Deixo vocês com o teorema de Tostines:
O jornal vende mais por causa da presença da Viviane e do Belo?
Ou, Viviane e Belo vendem mais que o cotidiano tupiniquim?
MLarosa

Estudar pra que?

Ai, ai, ai....quanto mais eu rezo, mais um trapalhão aparece. Esta frase era da minha avó, mas hoje é bem pertinente. Estudei muito na vida, pelo menos comparecia até a escola para jogar bola. Depois veio o ensino médio, mais estudo, sexo e rock end roll. Ai cheguei até a universidade, poxa, mais ensino, sexo e rock, kid Abelha, Lobão, Ultraje à Rigor, Camisa de Vênus, até o Leo Jaime..... Bons tempo que não voltam mais. Depois o mercado ficou mais exigente e cursei pós-graduação. Ai o mercado resolve apertar mais um pouco, buscando um profissional mais competente, flexível, eficiente e eficaz. Um capital intelectual capaz de tomar decisões, ser criativo, participativo e com muita consciência do meu papel social. Bem, vai cursei um mestrado, ufa... Isso não para nunca mais. Educação continuada é uma realidade. Abro os jornais para a labuta jornalística e me deparo com a seguinte manchete – Prefeitura do Rio institui a “aprovação automática” na rede municipal de ensino. Assim, a Secretaria Municipal de Educação não vai mais reprovar seus aluninhos. O Larosa, isso é piada “ô pá”! Não caro leitor, não é piada lusitana, a Resolução 946/07, da Secretaria municipal de Educação do Rio, proíbe a reprovação dos alunos da rede de ensino fundamental. Resultado, festa nas escolas, alunos felizes e jogando pelada (Smiley, dormindo até tarde.... isso me lembra um grande craque do futebol carioca, que disse na latinha assim...”ô, peixe, treinar pra que...” Pois é, estudar pra que, se vou ser aprovado mesmo. Ir a escola? Pra que, se vou passar de ano mesmo.. Comprar uniforme escolar? Pra que, epa, pra que não, sem uniforme pago passagem no ônibus. Ai eu pergunto? Professor pra que, se não podem reprovar. Preparar aula? Lecionar o que e pra que, se eles não vão querer aprender mesmo. Falta professores de matemática? Contratar pra que, se não teremos alunos mesmo. Os professores estão indignados com o fato e se mobilizam para pressionar o prefeito e tentar revogar a Resolução 946/07. Segundo o sindicato da categoria uma manifestação está sendo programada para a porta da prefeitura, onde os docentes vão mostrar toda a sua indignação com o fato. Bem, como não tem aluno em sala mesmo, o jeito é promover passeata e mostrar para o prefeito César Maia que eles estão trabalhando. É....estudei tanto para chegar onde cheguei na vida profissional. E essa geração de crianças? Onde vão chegar.........Afinal, estudar pra que, se não tem emprego mesmo, nem vergonha na cara de dirigentes e sociedade que não toma uma atitude digna. Não pagar mais IPTU? Pagar IPTU pra que prefeito, se não precisamos de escola mesmo. Smiley

Foto: xafarica.weblog.com.pt/