segunda-feira, 3 de maio de 2010

A flexibilidade da educação

No meio acadêmico, e fora dele, se discute a eficiência do ensino presencial diante do método a distância. Não vamos discutir se “A é melhor que B”. Na evolução natural da educação o ensino a distância é mais uma forma de educar e ensinar que atende a um determinado tipo de público, os sem tempo. Os conteúdos programáticos básicos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC) para todo o território Nacional (nos cursos de graduação), assim o indivíduo pode escolher que modalidade melhor lhe atende com toda a segurança. Não existe essa história de que a EAD veio substituir o presencial. Não! Toda e qualquer modalidade de ensino deve ser disponibilizada para flexibilizar o cotidiano dos educandos, que buscam conciliar seus estudos as exigências do mercado de trabalho. A educação é continuada e a qualificação profissional uma realidade para o sucesso na carreira. Como estudar se não tenho tempo? A resposta pode ser a EAD.

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino bem adequada ao novo perfil do homem do século 21. A EAD engloba os avanços tecnológicos e os multimeios a serviço da formação profissional e social do indivíduo. Diante de tecnologias 3G, interatividades, networks entre outros, os jovens e profissionais liberais cada vez mais buscam essa modalidade de ensino como forma de melhor aproveitar o pouco tempo disponível para a busca da qualificação profissional.

A EAD proporciona algumas vantagens, em relação a modalidade presencial, como a maior penetração junto ao público alvo, o custo e o benefício mais favorável por estudante, flexibilidade na aprendizagem e direcionamento dos conceitos específicos, mais próximo ao interesse do educando. Não se trata de uma modalidade de ensino personalizada para diferentes segmentos, mais permite ao aluno escolher a hora, a forma e o momento que desejar para cumprir suas atividades acadêmicas. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma de ensino), como é conhecida a sala de aula, se desenvolve em um ambiente interativo onde tutores (professores qualificados em EAD) trocam experiências, promovem debates (fóruns), ministram o conteúdo programático, acompanham o desenvolvimento do aluno e as atividades de avaliação, e ainda sobra um tempinho para conversar pelo chat. Acompanhe.

Pontos importantes do Ensino a Distância

Penetração: É possível atingir mais pessoas, principalmente em áreas mais distantes, onde o deslocamento inviabiliza a inscrição ou continuação do curso de longa duração. Podemos direcionar determinada qualificação para logradouros que necessitam de mão-de-obra especializada, sem sair de casa. Ou atender empresar em treinamentos ou qualificação de seus funcionários.

Docentes mais qualificados: O professor de sala de aula deve passar por um processo de reciclagem digital para que possa dominar os recursos oferecidos pela plataforma de ensino e tirar dela o melhor para o desenvolvimento de seus alunos. Aprender a interagir de forma individualizada com seu educando. Reaprender a utilizar seu tempo/espaço em uma sala de aula virtual. Aprender a aprender é o cotidiano das pessoas que escolheram a educação como profissão. São sujeitos em constante renovação. O ponto mais forte dos curso em EAD, segundo pesquisa com alunos em curso do Senac-RJ.

Ensino mais flexível: Possibilita ao educando determinar o momento de estudar. Gerenciar o tempo é uma novidade para grande parte das pessoas nos dias de hoje, mas a necessidade de qualificação e uma melhor colocação no mercado de trabalho obriga o indivíduo a gerenciar melhor seu tempo para que possa buscar o conhecimento necessário. Se o aluno dispor de 30 minutos do seu tempo, como às 23h30, quatro vezes na semana, ele será capaz de ler, buscar, interagir e promover suas atividades de avaliação em casa ou em qualquer outro lugar, desde que esteja disposto e motivado. Sem deslocamentos pelos engarrafamentos das grandes cidades ou matar aula na sexta-feira para um chopinho com os amigos. Via internet (plataforma de ensino, TV na WEB, vídeo conferência, CD-RUM, banco de dados, bibliotecas virtuais, .....) o sujeito que aprende possui uma série de textos com links para outras janelas de conhecimento espalhadas pelo espaço virtual 24 horas por dia. Pode ser nos intervalos do trabalho, na volta para casa em seu aparelho celular, durante uma viagem, entre outras. O educando não pode por a culpa na alta de tempo.

Ensino mais pessoal: Partimos da seguinte afirmativa: um individuo não é igual ao outro, muito menos aprende da mesma forma. Em educação presencial tentamos ensinar o conteúdo para todos os presentes na sala de aula, mas poucos se limitam a perguntar ou tirar dúvidas, temendo por um erro seguido de gargalhadas do colegas. Temos também os introvertidos e os que possuem alguma dificuldade de aprendizagem. No ensino a distância a interação tutor / educando é individualizada, sem barreiras, sem gargalhadas e as dificuldades são esclarecidas em tempo real. O aluno promove as leituras propostas e as atividades de avaliação tutoriado pelo professor.

Ensino e interatividade: Sabemos que a aprendizagem também é uma troca de experiências e conteúdos, assim no ensino a distância os educandos participam de fóruns, onde os pensamentos críticos sobre determinado tema estudado e disponibilizado. Todos os que concordam ou não com seu pensamento participam deixando uma outra critica ou pensamento construtivo sobre o fato. Os demais alunos podem promover debates sobe um tema do cotidiano, lincado ao tema proposto no conteúdo programático da semana, por exemplo. O bate-papo virtual é possível no Ambiente de Aprendizagem Virtual. Alunos logados trocam informações ou simplesmente conversam sobre o cotidiano nos chats.

Custos e seus benefícios: Diferente do quadro negro e do giz, é necessário um suporte técnico de qualidade para que a satisfação do educando agregue valor ao curso ministrado. Um cliente satisfeito indica para outro cliente. Essa é uma das maiores verdades de mercado e não podemos deixar de lado. Mas, o investimento em tecnologia, treinamento de professores e desenvolvimento da plataforma de ensino se paga ao longo do tempo. O custo inicial de desenvolvimento do projeto pode ser rateado pelos diferentes cursos ou turmas ao longo do processo. Um curso em EAD bem planejado e estruturado, além do suporte tecnológico, pode ser oferecido várias vezes sem que isso afete o custo de desenvolvimento do projeto. Gestores educacionais buscam otimizar seus custos em instituições de ensino, sejam de nível médio ou universitário. Sabemos que o maior inimigo é a evasão. Turmas de graduação chegam aos últimos períodos com um número reduzido de alunos, o que inviabiliza o custo de uma turma aberta gastando luz, salario de professor, manutenção de equipamentos de ensino, limpeza.....ufa, sem que exista um mínimo da educandos para custeá-la. Prejuízo. Se em cada unidade ou campus existem turmas deficitárias, então como englobar todos esses alunos para que formem uma turma com pelo menos 20 alunos por disciplina? Através da EAD, isso é possível. Assim como manter um curso de especialização ou qualificação profissional em todo o Brasil, sem sair de sua cidade.

Lembre-se, no ensino a distância o cliente escolhe como e guando estudar. Se vai ser em casa, no trabalho ou na praia, não importa. As instituições de ensino disponibilizam as ferramentas e conteúdos que facilitem a aprendizagem. Cabe ao educando ter disciplina para estudar e trabalhar, organizar seu tempo para evitar o acumulo de atividades, manter-se no ambiente familiar ou profissional, procurar interagir e trocar suas experiencias de aprendizagem com os demais colegas de classe. Sendo um custo por cada aluno bem menor que na modalidade presencial. Sem salas, prédios, estacionamentos, flanelinhas......Pense nisso. Pensa na flexibilidade da educação.

A educação deve se multiplicar em modalidades, quem ganha é a sociedade.

Prof. Ms. Marco Larosa
Especialista em EAD.