sábado, 16 de maio de 2009

Caminhos da ´F-1

O início do ano novo nos reserva muitas emoções e na área esportiva, uma delas é o Circo da Fórmula-1. Para minha surpresa o regulamento da F-1 foi cambiado uma semana antes do primeiro GP e dias antes da corrida da Austrália a Federação Internacional de Automobilismo - FIA voltou atrás e o regulamento acordado anteriormente foi sacramentado, ou seja, vale a regularidade dos pilotos na soma de pontos em detrimento do número de vitórias que apontariam o campeão da temporada. Quatro provas se passaram e nova polêmica, o teto financeiro para todas as equipes, assim acredita-se que existirá um nivelamento entre os times. A FIA entende que a crise econômica não será uma “marolinha” e veio para ficar, promovendo grandes mudanças na sociedade global e no mercado esportivo.
Eu também acredito que a crise está, lentamente, transformando a “Ordem Mundial”, mas impor na marra um regulamento é no mínimo incoerente. Deixe que o mercado mostre para as escuderias que os orçamentos devem ser otimizados, ou seja, hoje eu posso investir R$100 mas, em 2010 posso lhe garantir R$ 30. As partes interessadas chegariam a um acordo sem que os tribunais resolvam o futuro da F-1. Caro leitor, esse processo você entende muito bem e quando o bolso aperta entra em campo a criatividade. Não é verdade?
Na última sexta-feira, mais um capítulo da novela. A Ferrari que já havia ameaçado não disputar a temporada de 2010, caso o regulamento fosse modificado foi às vias de fato, impetrando um processo no Tribunal de Paris na tentativa de bloquear o novo regulamento previsto pela FIA. A escuderia italiana tem muita presa, afinal as inscrições para a próxima temporada da terminam entre os dias 22 e 29 de maio. E para piorar, outras escuderias como Renault, Braw, Toyota, RBR e possivelmente McLaren também ameaçam não disputar a F-1 ano que vem. Isso é que eu chamo de demonstração de força da Associação de Times da Fórmula-1 – FOTA. Hummm, o presidente da FIA, Max Mosley já sentiu que essa turma é “fota”.
Caro leitor, imagine você acordando na madrugada de domingo para acompanhar a performance de pilotos do gabarito de Johnnie Walker, Hailton Black & White, Alessandro Da’Roça, Ronald Chivas, Satoro Saquê, Yvan Kovak, Rubens Ypióca, eu escrevi Ypióca... Amigo, será uma tremenda ressaca acompanhar esse “circo”.
Vamos acompanhar os capítulos finais da novela “Caminhos da Fórmula-1”.