terça-feira, 11 de outubro de 2011

Trabalhar em equipe é uma arte e continuidade

Nós brasileiros somos os "melhores dos melhores do Mundo" em soluções individualizadas. Pelo menos assim nos descrevemos e acreditamos. Veja o exemplo de um time de futebol. Na Europa os jogadores tocam a bola e pensam coletivamente para ganhar os jogos. Bem, por aqui, somos individualistas. Pegamos "la pelota" e corremos em direção ao gol, sabendo que todos serão driblados e a glória está a poucos metros, ali na grande área. Fama, holofotes, mulheres loucas por você, convites para festas e programas de televisão. Mas, quando se trata de atuar em equipe, somos verdadeiros bandos tupiniquins.

Os Europeus mostram regularidade e nós, altos e baixos. Assim é na vida, no mercado de trabalho é na escola. Aprendemos desde cedo que trabalhar em grupo não é bom, afinal, alguns querem carregar a bola até o gol também e dividir o estrelato não é bom. Nada, bom....

Gostamos de brilhar solitariamente (temos um time no Rio que é a estrela solitária e até atua como tal, parado na esquina da Rua Loucura Abreuliana com Rua do Adeus Campeonato) e por isso encontramos dificuldades de atuar como equipe. Trabalhos em grupo se tornam uma chatice e pouco produtivo. O importante é decorar o conteúdo e reproduzi-lo na prova. Pronto, nota 10! Nota 10!
O placar vocês já sabem: Conhecimento AC 0 X 5 Decoreba FC.

Nos cursos de pós-graduação que atuo encontro o mesmo problema a cada Módulo e durante o processo, com muita insistência, noto as primeiras mudanças. Alunos superaram seus próprios paradigmas e demonstraram superação, competitividade e companheirismo nos momentos de fraqueza, enfermidades e percalços da vida cotidiana. Assim se constrói uma equipe!

Se nós brasileiros não desistimos nunca, então vamos insistir e derrubar as barreiras que nos impedem de crescer e superar metas, mitos, crenças infundadas e paradigmas pessoais.

"O homem não foi criado para viver só. Só não somos nada, mas juntos nos tornamos poderosos" - MLarosa.