sábado, 1 de agosto de 2009

Não possui perfil para dirigir o Fla

Recebi um e-mail de um leitor manifestando seu apreço pela permanência de Andrade no comando técnico do Flamengo. E como de hábito, o leitor disparou: - Você também deveria publicar que o Andrade deve ficar. Respondi que não concordo. O Andrade não tem o perfil para dirigir um time como o do Flamengo. Calma, leitor. Explico.
Vejamos, duas pessoas de razoavelmente competentes ficam sabendo que o cargo de supervisor está vago e vislumbram a possibilidade de ocupá-lo. O cidadão A, falante e boa pinta, possui o hábito de cumprimentar todas as pessoas na empresa, do porteiro ao presidente. Faz questão que todos saibam dos seus feitos e metas quebradas na empresa. Ele se veste muito bem, sempre com um terno impecável, diferente dos demais funcionários do setor que usam um jeans surrado e uma camisa de manga longa para fora da calça. O cidadão B é introvertido, caladão e muito na dele. Educado e boa praça, mas acredita que sua competência será reconhecida, um dia. Com o velho jeans ele não chama a atenção, sempre no seu canto e cumpridor de suas metas, ou seja, mais um no setor.
Lembram do cargo de chefia? Pois é, quem será o escolhido em um universo de 15 funcionários? Sei que você já fez sua escolha, mas acrescentamos mais algumas vaiáveis. A empresa é uma das maiores no setor de logística do País. Reconhecida no Mercosul. E agora, quem será o escolhido para a vaga de supervisor?
É, caro leitor, imagem é quase tudo. Lembro de uma frase: quem não é visto não é lembrado. É assim na empresa, é assim no futebol. O marketing esportivo envolve uma grande marca, um grande clube de numerosa torcida, um ou dois grandes craques e um técnico vencedor.
Ainda não está convencido? Joel Santana, técnico da Seleção da África do Sul, nosso cidadão B. Seu jeito de ser é motivo de chacota nos meios de comunicação, de lá e nos daqui. Não tem o perfil, então não passa segurança para os investidores, dirigentes e torcedores.
Ainda não está, bem, bem. O Santos, um time de razoável para ruim, dito como um dos prováveis rebaixados para a Série B, pela mídia paulista. Bem, contrataram Vanderlei Luxemburgo. Pronto, o Santos já é um dos times que pode disputar uma vaga para a Libertadores. Imagem de um técnico vencedor. Logo, o Andrade pode mostrar competência no Barueri, Avaí, Náutico, mas no Flamengo, não! Um time grande tem que pensar grande.