sexta-feira, 18 de junho de 2010

O tesouro de Bresa

Um grupo de alunos me procurou para reclamar da aula de Teoria da Comunicação. Para eles uma disciplina pesada e conceitual demais. Muitos textos para leitura e a professora cobra demais, segundo os relatos. Um dos alunos confrontou o conteúdo da aula ao seu objetivo na profissão:
“Para apresentar um telejornal não há necessidade de aprender tanta teoria assim”.
Respondi que para apresentar um telejornal é necessário saber ler e possuir ótima aparência, mas para escrever os textos que serão lidos pelo ancora e decodificados pelo telespectador é importante conhecer a base da construção do processo comunicativo. O conhecimento acumulado seria seu “maior tesouro” quanto a aparecia não agradar mais aos produtores do telejornal. A idade chega e só o conhecimento adquirido nos manterá ativos na profissão. Aprenda que a educação é continuada e estaremos sempre aprendendo novas técnicas e tecnologias, nos capacitando na empresa, etc..., ou seja, aprendendo sem parar até o dia em que fecharmos os olhos para a vida. E se existe vida após a morte vamos aprender a viver mais uma vez.
Como todo o jovem, ele não ficou satisfeito com a resposta, mas o grupo parou a reclamação e pensou no que foi dito e voltaram para a aula teórica e muito importante para a formação de cada um.