terça-feira, 4 de março de 2008

Pedagogia evolui com gente

A educação passa por uma transição, como todo o País e as reformas são necessárias, como uma educação aberta e a distância. A outra reforma seria no objeto do ensino, o sujeito que aprende. O que ele aprende? Como ele aprende? De que forma utiliza esse aprendizado? Muitas perguntas e diferentes respostas.

Vou incluir uma terceira reforma, a humana, o grande pivô de todo esse contexto. Muito se fala em tecnologia na comunicação, no lazer, na educação.... ufa. Todos respiramos os cambios tecnológicos. No caso da educação, o vinculo EAD X TECNOLOGIA é imediato, quando perguntamos as pessoas sobre educação a distância e suas vantagens para o indivíduo que aprende, em uma sociedade que não pode parar. Se discute as mais avançadas ferramentas e não pautamos o ser que movimenta esse contexto.

Um novo estilo de pedagogia não se faz com tecnologia e sim com gente. Ai pergunto, e a velha pedagogia não serve mais? Por que rotulamos de velha? A pedagogia não envelhece, ela evolui de acordo com as necessidades sociais, mercadológicas e contexto mundial, um nova ordem quem sabe.

A pedagogia evoluirá com gente e não só com tecnologia. Nesse momento de transição entre o ensino presencial e a distância, o fator humano, aquele que programa e desenvolve as plataformas de ensino. Os conteudistas que se superam na redação de seus conteúdos, outrora escritos resumidamente no quadro negro. E os coordenadores, lideres que estão em constante mudança para melhor atender aos mantenedores, aos professores e aos alunos.

Não se cria uma nova pedagogia e joga a outra fora. Preparamos as pessoas, gente como a gente para evoluirmos em busca de uma sociedade melhor.

Pedagogia evolui com gente.

Marco Larosa