sábado, 29 de agosto de 2009

QUE FASE É ESSA!

Acompanho futebol desde menino, quando meu tio me levava ao Maracanã, que cá entre nós, sempre estava lotado, tanto que chegávamos duas horas antes das partidas, às 17h, para assistir a preliminar de Juniores, sempre com um futebol bonito e requintado. Os craques como Zico e Roberto Dinamite já mostravam sua categoria às 15h de um sol escaldante. Bons tempos, eu sei.
Ontem vivi um momento que nunca mais vou esquecer. Cheguei ao Maracanã para acompanhar a preliminar, entre Cardoso Moreira e América (3 a 0 para o Mecão), e bateu uma tristeza que não consigo reproduzir em texto, ao ver o maior estádio do Mundo totalmente vazio, calado, ao ponto de ouvir os pontas (radialistas que ficam atrás do gol narrando os lances de área) das rádios descrevendo o primeiro gol do América (Diguinho). Olhei para o outro lado e notei uma tímida torcida do Flamengo pendurando sua faixa na arquibancada.
Sei sim, torcedor, o jogo do Flamengo seria às 18h 30 e a torcida aos pouco chegaria ao Maraca. Só que há alguns anos noto que a torcida vem deixando de frequentar os estádios em rodadas duplas no Maracanã. Se um turista estivesse passando em frente ao estádio, ontem a tarde, não saberia se alguma partida estava sendo realizada. As ruas próximas estavam vazias, bares com poucos torcedores e até os flanelinhas tiraram uma folga. Uma triste imagem para quem já viveu quilômetros de engarrafamento na Radial Oeste, procurou sem sucesso uma vaga para estacionar e encarou uma longa fila para entrar no estádio, isso faltando duas horas para o jogo principal.
Esse é o retrato do futebol carioca, onde seus times mais ilustres disputam as últimas posições da tabela no Brasileirão: Flamengo, bem perto e Botafogo e Fluminense habitando a zona maldita. O Vasco, já está na segundona, onde não deveria estar. O América, o segundo time de cada carioca, disputando a segundona do Rio de Janeiro. Lembro que os cinco grandes do Rio faziam bonito no Campeonato Brasileiro. A que ponto chegamos, dirigentes. Que fase é essa!
Na manhã de ontem recebi a triste notícia do falecimento de Doalcei Camargo, pela voz do comunicador Francisco Barbosa, da Rádio Tupi. Que bela homenagem, Barbosa. Só você para valorizar bela trajetória de um dos maiores narradores esportivos do país. Descanse em paz, Doalcei.