sábado, 6 de junho de 2009

Acostume-se e curta

Outro dia ouvi de um torcedor, que acompanha futebol há pelo menos 60 anos, que a Seleção Brasileira não empolga mais como no passado. Os jogos não são tão atraentes e a culpa era do Dunga, que não convoca jogadores que empolgam. Vamos entender essa postura do torcedor? Hoje quem são os Garrinchas, Peles, Gérsons, Zicos, Ronaldos, Romários... e só, pois somente o Kaká poderia fazer parte desse seleto grupo de jogadores fora de série. Vamos lá! Quem? Ou melhor, que jogadores o técnico Dunga deveria convocar para empolgar a torcida, e por conseqüência, garantir um futebol espetáculo? Caro torcedor, ontem o grande nome do jogo foi o goleiro Júlio César, com defesas espetaculares. Depois.... depois... o Kaká, mais pelo nome do que pelo futebol que apresentou. Depois...depois... o Robinho, também pelo nome do que pelo futebol que apresentou. Depois... depois....
Chega, Larosa! Já entendi. Ta feia a coisa, eu sei. Para nos empolgar em uma convocação só se o Dunga chamar o Romário, o Ronaldo Fenômeno e se o Zico aceitar voltar a jogar. Já sei o que você vai escrever, o Dunga é o menos culpado pela falta de empolgação. Eu mesmo, só vi o segundo tempo, pois estava em um churrasco, e cá entre nós, não trocaria a nossa pelada regada a suco de cevada e picanha douradinha na brasa por nada, ou melhor, só pelo Flamengo. A Tv estava ligada e grande parte da galera estava a beira do gramado esperando para entrar. Quando todos não agüentavam mais tentar se manter em campo, paramos para beber e ai sim , ver o jogo entre Uruguai e Brasil.
Você tem razão torcedor. A culpa não é do Dunga. Hoje não existe mais o jogador fora de série. No time do Flamengo de 1980, Kaká e Robinho seriam banco. Em 1970, não seriam nem convocados pelo João Saldanha, e muito menos, pelo Zagalo. Nossos bons jogadores são esse aí. Sem amor pela camisa de seu clube, torcedor. O elenco que vai à Copa da África é esse e mesmo não sendo brilhante, venceu com facilidade o Uruguai por 4 a 0. Mesmo que o Dunga convocasse onze Obinas, o Brasil estaria classificado para a Copa. Disputar as Eliminatórias na América do Sul é uma “baba”. E se a Seleção não estivesse entre os quatro primeiros, mesmo assim estaria na Copa, afinal a repescagem é uma “baba” ainda maior. Torcedor, não tem como perder uma vaga em Copas do Mundo, assim como não existem mais craques. Acostume-se e curta.