segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Olho nas promessas

Leio os jornais diariamente e vejo promessas e mais promessas. Prometem prender os culpados pela corrupção, os fraudadores, os traficantes....., poxa já caiu em um ponto comum. Ano que vem às promessas se intensificarão, afinal será um ano de eleições. E lá vem promessas e mais promessas! Para apimentar, ano de Copa do Mundo na África do Sul, além da preparação do Rio de Janeiro para a Copa de 2014. Não podemos esquecer que os preparativos para a Olimpíada de 2016 já foram iniciados. Ufa, quantas ações e promessas pela frente.

Políticos adoram prometer melhorias para as comunidades, empregos para você e sua família, água na sua casa, iluminação pública na sua rua se eleito for, é claro, mas com a maior das boas intenções. Todos eles tem um objetivo definido, seu voto. O grande apelo será a jornada esportiva que a cidade irá enfrentar nos próximos sete anos. Então fique atento a nova modalidade de promessas.

Acredito que falte esclarecimento, raciocínio e liberdade de expressão a população carioca, especialmente aos menos favorecidos para expor seus problemas, então como mostrar aos “candidatos” o que é melhor para cada comunidade. Muitos irão prometer construir Vilas Olímpicas, quadras, ginásios...blá, blá, blá... Sei que através do esporte essa mesma população poderá, afinal, ter o tão sonhado acesso a educação de qualidade e melhor qualidade de vida. Vamos aproveitar a onda da Copa e da Olimpíada e buscar a formação de talentos esportivos, mas desde a escola da região seja o instrumento. Na escola podemos desenvolver os núcleos de iniciação esportiva. Vamos envolver os clubes, não só os grandes do Rio, eu escrevi, todos. Os clubes sociais já possuem uma estrutura razoável para tal. Então, caro leitor, não existe a necessidade de construção de possíveis “castelos esportivos”, basta utilizar os que já existem.

Como exemplo podemos tomar o Estádio Olímpico João Avelange, o Engenhão. Escolas da região do bairro do Engenho de Dentro podem, e devem, utilizar o equipamento para suas aulas de iniciação esportiva. Os jovens atletas que se destacarem podem ser aproveitados e federados pelo Botafogo. E quem sabe, em 2016 um desses jovens não estará defendendo Brasil na olimpíada?

Não aceite falsas promessas, exija que, o que já está bem ali ao lado, na escola e nos clubes, seja utilizado a seu favor, caro leitor. Olho aberto nas promessas.