quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O interessado faz a diferença

A educação depende de nós, professores interessados. Quem formarão, inicialmente, um pequeno grupo de alunos interessados. Esses mesmos alunos seguiram passando os níveis educacionais se tornando profissionais competentes e conscientes da realidade vigente em nossa sociedade. Se um deles chegar a um cargo de secretário estatal ou ministro da educação, acredito que seu pensamento em melhorar a educação será o seu Norte. Pois ele entendeu que o esforço de seus professores interessados possibilitara sua chegada ao topo da carreira profissional que escolheu. Esse ex-aluno interessado, hoje, é um gestor interessado. Uma pessoa comprometida em melhorar e qualificar o ensino no Brasil.

Utilizei um exemplo de educador, mas poderia ser um médico, um comunicador, um advogado, engenheiro....., não importa. Não acredito em governantes, mas acredito em formar uma geração de pessoas com capacidade de cambiar a realidade para melhor. Acredito nas pessoas e devemos apostar nas gerações futuras, afinal, um dito popular diz que: Pau que nasce torto, vai torto até o final. Então o que esperar dos que estão aí no poder? Nada!

O quadro educacional vai mudar para melhor? Sim, mas se você espera que alguém faça por nós, não. Vamos tomar em nossas mãos e fazer a diferença, formando futuros gestores competentes e com capacidade de fazer a diferença, como nós fizemos um dia para tatos alunos.