Em Marketing procuramos colher informações para detectar o problema mais emergentes de produtos, serviços e imagens corporativas. A solução se desenvolve a partir da principal dificuldade encontrada. Isso nos obriga pesquisar de forma explorativa o assunto e a cada descoberta um novo conhecimento é agregado na solução do problema e no seu aprimoramento. Em EAD o maior temor de possíveis candidatos, na minha opinião, e a questão da distancia do professor.
Criados em uma cultura onde a escola da Tia Ciata é o referencial de educação, e que educação dos bons tempos, a nossa e gerações a seguir, ainda discutem o paradigma da relação professor-tutor e aluno a quilômetros de distância. Interessante é que não se discute a questão dos conteúdos ou avaliações com a mesma intensidade. O maior temor é como ser conduzido por um ser humano que não se conhece. Será que o tutor é assim como está na foto? Entre outros.
Então, acredito que o problema inicial, o mistério de como interagir, motiva o aluno a ler os textos com mais critério. Se dedicar mais as atividades e participação em fóruns. Procura ganhar a simpatia e atenção do tutor.
Com o passar do tempo e com a constante presença do tutor no AVA o educando se sente mais seguro e motivado a participar ativamente, perdendo assim o medo inicial.
Sintetizo o pensamento com base na frase: “distância não tem sentido estritamente físico-geográfico, mas fundamentalmente relacional, afetivo, comunicacional” . Por temer o desconhecido, o ser humano cria barreiras e não se desprende daquilo que já conhece. Procura acreditar em cometários negativos do que checar os positivos.
Para formar uma ideia sobre ou fato ou pessoa temos a obrigação de conhecer e nos aprofundar, para então, expor uma opinião concreta.