Os modelos tradicionais de ensino nada mais são que uma linha de montagem "Fordista". Formam-se milhares de jovens adultos com as mesmas informações e conhecimentos para um mesmo mercado de trabalho, ou seja, a mão de obra barata e qualificada. A culpa não é do professor, somente, mas tem sua parcela de responsabilidade.
Claro que no momento da aprendizagem os professores adquiriram conhecimento e acreditavam nele. Com o passar do tempo, a nova ordem social, mudança de comportamento do consumidor educacional, entre outros, os mesmos conhecimentos se tornaram ultrapassados e nada atrativo para os alunos.
Vamos somar a falta de condições de oferta de ensino adequadas, tecnologia que não chega, discussões salariais... Resumindo, insatisfação docente. Com isso, o professor não se sete estimulado a crescer e se acomoda no seu ponto de conforto.
Lecionar por lecionar é uma consequencia. Até o plano de aula é o mesmo do ano passado, com datas alteradas é claro. Sem planejamento e motivação, sem aulas de qualidade.
Em EAD os novos desafios nos motivam, mas fica o alerta. Tutores não podem encontrar seu ponto de conforto e buscar o aprender a aprender.