quarta-feira, 18 de agosto de 2010

VAIS ENCONTRAR O MUNDO

A leitura de O Ateneu, de Raul Pompéia, compreendi a missão do professor tutor. Adaptando o texto a realidade educacional da EAD – Ensino a Distância, lembro do momento onde aluno e tutor compartilham informações e conhecimentos em busca da realização de um sonho profissional e de vida para o educando. Quando o tutor abre as portas da primeira discussão geral e do boas-vindas, seria como ele disse-se ao aluno: “Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.”

Sim, uma luta sem tréguas que o mercado impõe aos que se arriscam sem o devido preparo. É necessário coragem para enfrentar os desafios e barreiras do dia-a-dia. No início um grande desejo de sucesso. Com o passar do tempo e as dificuldades, o mesmo desejo varia e se torna uma frustração. Muitos não continuam a jornada, seja por falta de ambição, oportunidades e preparo educacional. Os poucos que ousam em seguir caminhando se enchem de esperança e encontram no conhecimento o preparo para o momento.

Depois, com as transformações e novas necessidades sociais, esse mesmo mercado promove mais um cambio e nosso aluno terá que se preparar para mais um desafio. Mas, desta vez, consciente que somente pela busca insistente de conhecimento essa jornada será possível.

O escritor Raul Pompéia imortalizou esse momento:“Feita a compensação dos desejos que variam, das aspirações que se transformam alentadas perpetuamente do mesmo ardor, sobre a mesma base fantástica de esperanças, a atualidade é uma.”

Será que essa estrada do aprendizado terá um fim, um dia? Acredito que não. Pois se quisermos compreender o que se passa ao nosso redor, não poderemos mais parar de buscar o conhecimento. E ainda digo mais. Mesmo nos últimos dias de vida, iniciaremos um novo aprendizado, afinal, não sabemos se existe vida após a morte. Você sabe?