quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Imagem é tudo

Olá, meus amigos.

Todos nós conhecemos a frase: “Imagem é Tudo”. Pois é, no mundo corporativo a imagem reflete quem você é, o que pretende e até onde pode chegar. Assim julgam os analistas e a primeira impressão é a que fica, citando mais um dito popular.

Sei que você está pensando em um certo exagero meu, mas vamos entender. Imagine o primeiro dia de aula. Uma pessoa se aproxima da mesa do professor, vestido de forma normal. Você acreditaria que aquele cidadão é o professor ou não passa de mais um trote? Mas, se esse mesmo cidadão se aproxima vestido de terno e gravata, você teria alguma dúvida? Para a maioria, não. Ele é o verdadeiro professor. Ou seja, você julgou seu cargo pela vestimenta, aspecto físico (jovem ou velho). Julgou pela capa do livro. Vamos entender o que é imagem no meio empresarial.

Imagem é a representação gráfica ou virtual de conceitos, crenças e objetivos que uma empresa deseja alcançar. A imagem corporativa ou institucional é a alma da empresa ou da escola. É um elemento que materializa todo um processo de gestão, marketing e comunicação, com base na missão e visão pré estabelecidos em busca do sucesso comercial.

Em marketing nos preocupamos como o publico alvo ou target nos enxerga (Posicionamento) e o condutor é a imagem, que é construída ao longo dos anos e desconstruída por alguns deslises gerenciais. A imagem espelha a alma da empresa, seu comprometimento com o social, com a qualidade, com a lisura e em atender da melhor forma as necessidades emergentes de seu target. Para que o target nos perceba positivamente temos que ser atraentes, simpáticos, eficientes, possuir qualidade, ou seja, as formas que o publico alvo espera que uma empresa seja, no atendimento de suas necessidades.

Para viabilizar a Percepção do Target as empresas investem em uma assinatura visual, ou comummente conhecida como Logomarca. A imagem física de fácil identificação do público que exemplifica toda a proposta e alma da empresa. Para tal é necessário alguns cuidados com as cores, tipografias, visual de páginas, uniformes, sinalização interna (Totens), disign gráfico do site...., alem de outros tipos de comunicação visual para manter a identidade da empresa viva e forte, assim ela será reconhecida em qualquer lugar do planeta.

Como um exemplo Mundial a cadeia de lanchonetes McDonalds. Não importa a localidade, sua padronização de cores, layout. Uniformes..., representam sua identidade, reconhecida por qualquer povo, graças ao trabalho midiático, claro.

As mesmas regras valem para sua imagem pessoal. Afinal, quem não é visto não é lembrado. Mas, vamos deixar o tema para uma outra oportunidade.

Sucesso a todos!