segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como você se comporta consumidor?

No curso de Marketing de Varejo do Senac-Rio estamos discutindo o Comportamento do Consumidor. Para traçar o perfil utilizamos como base a pirâmide de Maslow que nos ajuda a reconhecer as necessidades ou desejos por um determinado produto ou serviço. Sabemos que cada um de nós possui necessidades como auto-realização, de status, de fazer parte de um grupo, de segurança (emprego, casa própria....) e a famosa necessidade fisiológicas. Calma, não é isso que estas pensando. Escrevo sobre comer, beber e até ir ao banheiro, pronto escrevi e atendi sua necessidade humorística.
Definimos dois tipos clássicos de target alvo. Os clientes finais ou público-alvo final são compradores conscientes (sabem o que estão levando) e os consumidores estimulados, que adquirirem determinado produto ou serviço, seja por necessidade, modismo ou induzido por competentes campanhas publicitárias. As pesquisas apontam várias formas de ação de compra. Em uma delas o consumidor o produto está ao alcance dos seus olhos, como diante de uma gondola de supermercado, por exemplo. Em período de Copa do Mundo e a Seleção Brasileira já classificada para as oitavas de final cria-se um clima de consumo inevitável para o mercado. O Varejista acredita que o torcedor vai adquirir mais camisas da seleção, por exemplo, mesmo que já possua uma, seja antiga ou de cor amarela. No caso em questão, esse mesmo consumidor se sentirá atraído pelo novo modelo de camiseta da seleção ou vai buscar uma de cor azul. Afinal, seja em bares ou logradouros preparados para assistir aos jogos do Brasil, todos estarão uniformizados, então, como ficar fora desse contexto?
O comprador consciente possui uma base de informação solida (encarte, propaganda, internet....) e só promove a ação de consumo quando já possuiu a certeza de onde comprar, como comprar, a que preço e como se desenvolve o processo de pós-venda. Mas acredito que o consumidor estimulado não seja tão diferente assim em suas ações de consumo, já que a informação circula amplamente.
No seu ramo negócio como se comporta o consumidor? E você, como se comporta no momento que está diante de uma boa promoção?