sexta-feira, 8 de junho de 2007

ROTINA DE TRABALHO
















Feriadão....oooba!

Para muitos brasileiros um feriado prolongado significa descanso, proximidade com a família ou amigos, lazer em outras cidades e horas sem ter que fazer nada produtivo é claro que estou escrevendo sobre atividades profissionais, pois nem tudo é descanso em um feriadão.

Para outros tupiniquins, não, é trabalho duro, como caminhoneiros, motoristas de ônibus, policiais rodoviários....em fim, pessoas que também estão na estrada cansados, estressados e muitas das vezes sem dormir. Com esses ingredientes obtemos a formula para tantos acidentes nas estradas nos feriados prolongados.

Na verdade, os que devem ter mais cautela e atenção ao volante são justamente os motoristas de lazer, aqueles que estão partindo para o repouso merecido no aconchego da família. Muitos não tem o habito de “pegar uma estrada” e cometem erros como excesso de velocidade, ultrapassagens arriscadas e um fator humano típico, distração. Pode ser promovida pela paisagem, pelo papo no carro, o celular e até a bagunça das crianças, bem retratados em uma peça comercial de uma montadora de automóveis, aquela que possui um DVD no banco traseiro para crianças.

Os engarrafamentos do dia-a-dia não permitem desenvolver grandes velocidades e quando esses motoristas estão diante de quilômetros de retas, e melhor sem pardais, posicionam o pé direito no pedal com todo o peso para desfrutar da sensação de liberdade e velocidade.

Motoristas urbanos não tem o domínio do automóvel em grandes velocidades, imperícia seria a palavra adequada. A velocidade em pista de alta faz com que o carro tenha um comportamento bem diferente das ruas, e ai, o resultado acaba estampado nas manchetes dos telejornais e matutinos impressos de grande circulação. Um exemplo, alta velocidade significa alto desgaste de freios, que superaquecem e diminuem sua eficiência. Um outro exemplo, a entrada e saída de curva, exigi muito do conjunto aerodinâmico, pneus, freio e grau de conservação do veículo. Dependendo do modelo, pode sair mais de frente ou traseira e o motorista urbano tem muita dificuldade de corrigir a tangencia do carro na curva, ai mais uma vez, o resultado é uma colisão de frente com um outro objeto em velocidade do outro lado da pista. Causa numero um de acidentes em qualquer estatística da polícia rodoviária federal.

Não estou livrando a cara dos “profissionais do volante” que também são imprudentes em alguns momentos do seu dia-a-dia de trabalho. Estou comparando números, dados estatísticos onde o motorista urbano é o grande causador de acidentes nas estradas. Na quinta-feira, início do feriado de Corpus Cristi, vários acidentes, muitos fatais, envolvendo carros de passeio.

Não entendo para que a presa?

Por que mostrar para a família ou amigos que você foi discípulo de Nelson Piquet?

Por que o Piquet? Bem o Rubinho Barrichello leva no painel do carro um adesivo com a frase: “Não corra papai”.

Acredito que a maior responsabilidade é daquele que está indo para um momento de lazer, paz e quietude e não daquele que está na sua rotina de trabalho, sujeito a fadiga e stress.

Paz e vida longa! Motorista urbano. Volte em segurança.

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