quarta-feira, 20 de junho de 2007

JUNG no RIO

O Instituto Junguiano do Rio de Janeiro apresenta a palestra "A Psicologia do Arquétipo Fraterno", com Gustavo Barcellos, psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia Clínica pela New School for Social Research de Nova York, membro analista da Associação Junguiana do Brasil (AJB) e da Associação Internacional de Psicologia Analítica (IAAP). Autor de Jung, Editora Ática e de Vôos e raízes: ensaios sobre imaginação, arte e psicologia arquetípica, Editora Ágora. Editor da Revista Cadernos Junguianos da AJB.

Imperdível!

Dia 06 de julho de 2007, às 20.00 hs. no auditório do Uni IBMR- Praia de Botafogo,158 (esquina Marques de Abrantes)-RJ.

Taxa de inscrição: R$ 15,00

Inscrição e Informações: Flávia / Fátima (21) 2559-8640.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Ministra da Saúde lança o bolsa relax

E a nossa Ministra de Turismo, Marta Suplici, que está na pasta certa, pois deve adorar gozar umas férias encontrou a solução, um alento para milhões de brasileiros desesperados e estressados com toda a dificuldade que passam em vários setores sociais e econômicos. A Terapia do Relaxa e Goza.

Em homenagem a ministra gozadora, o grupo de pagode paulista, Sambabacas – do selo fonográfico Casseta e Planeta, pretende gravar um pagodinho fono-terápico, como forma de contribuição para a saúde mental de milhões de tupiniquins estressados.

Segundo o dito popular....quem canta seus males espanta...... Vamos a letra em primeira mão.......Som na caixa o mane.....

Ta estressado? Relaaaxa!
Brasileiro, povo sofrido,
desde as 6 horas da manhã
.
Encara o ônibus lotado,
Engarrafamento na marginal,
Dorme em saguão de aeroporto
Quem poderá nos salvar?

Chama a Maaaarta!

Relaxa e gooooza, ê, ê
Relaxa e gooooza ê a
Relaxa e goooza que a Marta vai te salvar.

Relaxa ai mane.....

Relaxa e gooooza, ê, ê
Relaxa e gooooza ê a
Relaxa e goooza que a Marta vai te salvar.

Ta nervoso? Relaaaaxa!
Brava gente, brasileira,
Que encara a fila, do INSS
Que espera no chão atendimento do SUS,

E sobrevive com o salário do Lula Lá
Quem poderá nos salvar?
Chama a Maaaarta!

Relaxa e gooooza, ê, ê
Relaxa e gooooza ê a
Relaxa e goooza que a Marta vai te salvar.

Relaxa ai mane.....

Relaxa e gooooza, ê, ê
Relaxa e gooooza ê a
Relaxa e goooza que a Marta vai te salvar.

Quer ouvir o resto? Como é só uma palhinha.... Aguarde o lançamento do CD em breve, nas piores lojas do ramo. Afinal, gozar com o do outros é refresco.

Ihhhh, ficou com raivinha.... Relaaaaxa, mais goza.

Foto: http://enresinados.weblog.com.pt


quinta-feira, 14 de junho de 2007

Um pouco de suor não faz mal a ninguém


Leio os jornais diariamente e vejo promessas e mais promessas. Prometem prender os culpados pela corrupção, os fraudadores, os traficantes..... poxa já caiu em um ponto comum. Ano que vem às promessas vão se intensificar, afinal será um ano de eleições municipais. E lá vem promessas e mais promessas!

Políticos adoram prometer melhorias para as comunidades, empregos para você e sua família, água na sua casa, iluminação pública na sua rua e até vaga em gabinetes, se eleito for é claro, mas com a maior das boas intenções. Todos eles tem um objetivo definido, seu voto.

Parecem que os candidatos e alguns lideres promovem uma escravidão mental nos eleitores e empregados, que ficam a esperar pela confirmação das promessas. Passam os anos e os político reaparecem, e pasmem, com as velhas promessas. O pior, é que os mesmos eleitores, mais uma vez, votam neles, esperando que, finalmente, as antigas promessas saiam (?) do papel dos contos de fada, ups perdão, contos do vigário, acho que assim ficou melhor.

Acredito que falta esclarecimento, raciocínio e liberdade de expressão a população brasileira, especialmente aos menos favorecidos. O que falta mesmo é educação, de base e social, para que as pessoas possam raciocinar livremente, sem induções e falsas promessas. Nossa mente é um aparelho de rádio, que transmite nossos pensamentos e recebe os alheios.

É claro que recebemos somente os pensamentos que quisermos e depende de nós mesmos fixarmos nossa mente numa faixa elevada de vibrações positivas e de esperança em dias melhores. Não podemos esquecer o pensamento e as ações pautados na bondade e no amor, assim seremos atingidos por pensamentos idênticos.

Não se deixe arrasar por ilusões, mesmo que bem intencionadas, e raciocine imparcialmente, não aceitando passivamente os fatos sem entendê-los realmente. Estude cada proposta ou promessa com o aprofundamento devido. Selecione o que for viável de acontecer. Não permita a escravidão mental, que pode ser exercida por falsos profetas, empresas e políticos, que lavam suas mentes com promessas que nem sempre podem ser cumpridas, nem a médio nem a longo prazo.

Lembre-se você se torna um escravo mental por que assim o quer, pois acredita no caminho mais curto para atingir seus objetivos pessoais. Cuidado, pois um pouco se suor não faz mal a ninguém. E o trabalho duro e honesto dignifica o ser e a alma.


Foto: Mascaras Sociais

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Contemple os prazeres da vida, mas com moderação



Domingo de sol, céu azul, algumas nuvens e o típico nevoeiro de fim de outono. Sempre que acordo observo o tempo, calma não é paranóia de consulta meteorológica, tempo, seria observar os elementos da natureza, no caso o mar, o céu, as vias expressas (?), o sol, o vento...... tudo o que compõe a paisagem que meus olhos que tudo vêem podem captar. Foto - Por-do-sol e calor no Rio de Janeiro.

Hoje foi diferente ao abrir a janela, observei tudo e notei que um dos elementos faltava, o som. Não havia onda no mar, vento nas arvores, carros na via expressa e nem aquele vizinho(a) religioso que insiste em que todos nós façamos parte do culto, com suas músicas míticas bem altas pela manhã. Não havia um só ruído. Como que por alguns instantes a falta de ruídos conhecidos de todas as manhãs deixasse de existir. Até achei que estava surdo ou ainda, sonado, afinal as 12 badaladas diurnas já haviam ocorrido. Não estava dormindo, silencio total. Que interessante esses momentos de quietude sem interrupção. Uma buzina ecoa e o silencio é quebrado.

Mesmo por alguns segundos, foi importante a ausência total de sons, pois parei para pensar na vida cotidiana e descobrir como é importante o sentido de ouvir. Como tenho que me preocupar em cuidar bem dos canais auditivos. Como é bom ouvir bem.

Nós seres humanos nos preocupamos com o coração, colesterol, até com a gordurinha localizada, mas deixamos de lado os ouvidos, os olhos – esse então mesmo não enxergando direito e as letras formando uma sopa de letrinhas no texto. Os pulmões, fumamos de forma ativa ou passiva, achando que ele vai durar a vida toda.

Percebi como é importante poder ouvir. Acredito que você já percebeu que alguma parte do corpo é importante, mesmo depois de ocorrência clinica, mas percebeu. Por tanto, cuide-se! Contemple os prazeres da vida, mas com moderação. Assim poderás aproveitá-las com mais freqüência.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

ROTINA DE TRABALHO
















Feriadão....oooba!

Para muitos brasileiros um feriado prolongado significa descanso, proximidade com a família ou amigos, lazer em outras cidades e horas sem ter que fazer nada produtivo é claro que estou escrevendo sobre atividades profissionais, pois nem tudo é descanso em um feriadão.

Para outros tupiniquins, não, é trabalho duro, como caminhoneiros, motoristas de ônibus, policiais rodoviários....em fim, pessoas que também estão na estrada cansados, estressados e muitas das vezes sem dormir. Com esses ingredientes obtemos a formula para tantos acidentes nas estradas nos feriados prolongados.

Na verdade, os que devem ter mais cautela e atenção ao volante são justamente os motoristas de lazer, aqueles que estão partindo para o repouso merecido no aconchego da família. Muitos não tem o habito de “pegar uma estrada” e cometem erros como excesso de velocidade, ultrapassagens arriscadas e um fator humano típico, distração. Pode ser promovida pela paisagem, pelo papo no carro, o celular e até a bagunça das crianças, bem retratados em uma peça comercial de uma montadora de automóveis, aquela que possui um DVD no banco traseiro para crianças.

Os engarrafamentos do dia-a-dia não permitem desenvolver grandes velocidades e quando esses motoristas estão diante de quilômetros de retas, e melhor sem pardais, posicionam o pé direito no pedal com todo o peso para desfrutar da sensação de liberdade e velocidade.

Motoristas urbanos não tem o domínio do automóvel em grandes velocidades, imperícia seria a palavra adequada. A velocidade em pista de alta faz com que o carro tenha um comportamento bem diferente das ruas, e ai, o resultado acaba estampado nas manchetes dos telejornais e matutinos impressos de grande circulação. Um exemplo, alta velocidade significa alto desgaste de freios, que superaquecem e diminuem sua eficiência. Um outro exemplo, a entrada e saída de curva, exigi muito do conjunto aerodinâmico, pneus, freio e grau de conservação do veículo. Dependendo do modelo, pode sair mais de frente ou traseira e o motorista urbano tem muita dificuldade de corrigir a tangencia do carro na curva, ai mais uma vez, o resultado é uma colisão de frente com um outro objeto em velocidade do outro lado da pista. Causa numero um de acidentes em qualquer estatística da polícia rodoviária federal.

Não estou livrando a cara dos “profissionais do volante” que também são imprudentes em alguns momentos do seu dia-a-dia de trabalho. Estou comparando números, dados estatísticos onde o motorista urbano é o grande causador de acidentes nas estradas. Na quinta-feira, início do feriado de Corpus Cristi, vários acidentes, muitos fatais, envolvendo carros de passeio.

Não entendo para que a presa?

Por que mostrar para a família ou amigos que você foi discípulo de Nelson Piquet?

Por que o Piquet? Bem o Rubinho Barrichello leva no painel do carro um adesivo com a frase: “Não corra papai”.

Acredito que a maior responsabilidade é daquele que está indo para um momento de lazer, paz e quietude e não daquele que está na sua rotina de trabalho, sujeito a fadiga e stress.

Paz e vida longa! Motorista urbano. Volte em segurança.