terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Marketing X Tradição

Hoje educadores discutem a importância e influência do Marketing nas instituições de ensino. Como reza a lenda dos bons educadores, vamos resistir às inovações. Depoimentos do tipo: Vão transformar a escola em um balcão de negócios; A escola vai virar uma feira livre para vender aprovação.....
Bem, já se tornou um balcão politico partidário ha mito tempo. Escola e professores que aceleram seus alunos rumo a aprovação sem critérios, ou pior, aprovam sem que o aluno saiba ler e escrever, é o que caras pálidas da educação. Não é comércio? Alunos que não comparecem às aulas, não fazem provas e são aprovados é o que? Caridade?

O Marketing na educação, ou em qualquer ramo, objetiva proporcionar condições de sobrevivência no mercado. Uma escola ou empresa são criados para atender necessidades emergentes da população, e as ações de marketing analisam do cenário, observam o concorrente, as tendencias..... O profissional de marketing não entra em sala de aula para aprovar alunos que não estudam ou não frequentam a sala de aula, pois na escola eles estão presentes.

Diria a você que em cada ramo profissional existe a essência, que é o conhecimento. A parir dele desenvolvemos habilidades, técnicas..... O médico necessita de conhecimento para salvar vidas. Os advogados, engenheiros..., ou seja, adquiriram o conhecimento onde? A essência da educação é o ensino e a aprendizagem do conhecimento. Sem isso não adianta rotular de escola de qualidade, tradicional, de vanguarda, futurista ou saudosista.

O sujeito não vai aprender, então, o papel universal da escola deixa de existir e passa a ser um depositário de crianças e adolescentes. Um galpão humano que custa dinheiro para os pais, que buscam um espaço para deixar os filhos o dia inteiro esperando que aprendam, se eduquem (moral e eticamente) e desenvolvam suas habilidades em um grupo social, enquanto os responsáveis trabalham.

Acredito que se briga por muito pouco e se cada um, no mínimo, fizer a sua parte a educação, a instituição de ensino e a sociedade agradecem.

Sucesso e seja feliz!

Nenhum comentário: