Você sabe se comunicar? As pessoas entendem claramente o que você quer? Sua comunicação é motivadora? Você sabe como chegar ao seu público-alvo? A comunicação interna na empresa ou instituição de ensino que trabalhas é clara e objetiva?
Acredite, quanto mais avançamos tecnologicamente - mais veículos de difusão da informação – menos se sabe como atingir os diferentes públicos de forma clara e eficiente. Parece que os gestores esqueceram da importância estratégica de um profissional de comunicação gerenciando a informação interna e externa. Nomeiam um profissional de Marketing, que acumula as funções e os ruídos continuam ocorrendo.
A Comunicação Empresarial, em muitos casos, são gerenciados por pessoas que nada entendem de comunicação. Nós sabemos que “achismos” não fazem parte de uma estrutura séria que busca o sucesso. Vamos entender?
Cabe ao comunicador, e não é o da televisão, construir o Briefing (conjunto de informações) que será a base do planejamento estratégico do Marketing e o embrião da plataforma gestora da empresa ou instituição de ensino. Assim, todas as pesquisas serão organizadas e aplicadas por este profissional que saberá filtrar o que realmente interessa para a empresa, as necessidades emergentes, o movimento dos concorrentes, os novos nichos de mercado que podem ser explorados.... Mapear as redes sociais e detectar como os internautas nos percebem, o que escrevem de forma positiva ou não e conversar com o internauta, lembre-se hoje com a velocidade da informação nada pode ficar sem resposta.
Internamente esse profissional mede o grau de satisfação ou insatisfação dos funcionários. Avalia a eficiência dos veículos de comunicação utilizados pela empresa ou você acredita que mandar um e-mail resolve qualquer questão? Também mapeamos o ciclo de vida da imagem institucional, seus pontos fortes e fracos...., entre tantos outros atributos chegamos a Gestão de Conflitos, muitos causados por uma comunicação errada ou nada eficiente.
A comunicação entre um casal (interpessoal), por exemplo, já não é uma tarefa das mais fáceis, imagine comunicar-se diariamente com dezenas de diferentes pessoas.
Cada pessoa é diferente da outra e a sensibilidade do comunicador é fundamental para detectar angustias, necessidades, insatisfações, autoestima baixa.... Um boa conversa, saber ouvir mais do que falar, se despir dos seus conceitos para entender o conceitos do outro e saber exatamente a forma como se fala com alguém são desenvolvidos em anos de estudos em um curso de Comunicação Social. A comunicação é um estudo acadêmico e o fato de você se relacionar bem com todos não faz de você um comunicador.
E agora o que você me diz: Entendes mesmo de Comunicação?
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