segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Evoluir a cada interatividade



O sujeito que aprende passa por processos de evolução, de acordo com os avanços tecnológicos e sociais ditados por um contexto global. Nós professores detentores do saber, devemos acompanhar essa evolução, mantendo viva a pratica de ensino e aprendizagem, com uma nova roupagem é claro, mais igualmente importante.

Educação continuada e facilitada, por uma tecnologia que possibilita unir alunos em qualquer ponto do País, elimina as diferenças sociais e a desigualdade profissional. Assim, todos podem possuir o acesso ao conteúdo de forma simples e eficiente. É claro que existe a pendência de estrutura básica na região e forma de acesso a ferramenta on line, para que esse processo se concretize.

Como profissional de comunicação, acompanho a evolução dos meios de comunicação e suas possibilidades de formação de opinião e entretenimento. Como ferramenta educativa, o sujeito que aprende ganha um facilitador, um instrumento que viabiliza seus sonhos e necessidades emergentes. A interatividade nos aproxima, trocamos experiências, nos informamos, nos banhamos em diferentes culturas e aprendemos uns com os outros. Isso é ensino e aprendizagem também.

A questão da comunicabilidade, domínio tecnológico, o conhecimento, a pratica profissional e o processo evolutivo acelerado que a profissão de jornalista cobra, facilita o contato interativo do tutor-aluno na modalidade de ensino a distância - EAD. Neste momento evolui, de professor para tutor.

Sei que o Brasil é imenso, com diferentes necessidades emergentes, seja ela mercadológica ou social, e um tutor de EAD, por mais experiência que possua encontra dificuldades em entender quais as reais necessidades de cada aluno em distantes cidades brasileiras. Não é uma tarefa fácil. Nem sempre a solução que se aplica, até com sucesso no sudeste, é a melhor solução para um cidadão do sul do Pará, como a cidade de Xinguara, com um problema gerencial na instituição de ensino que trabalha.

Como superar esse obstáculo sócio-cultural? Construir. Juntos, tutor e educando podem entender o problema, analisar os fatores, propor uma base de ação lógica e uma solução viável, pelo menos na teoria. O conteúdo de EAD deve ser claro, objetivo e explicativo. Assim o aluno poderá compreender a proposta e adaptá-la há sua realidade. O que fica evidente nas respostas de cada atividade.

Cabe ao tutor conhecer um pouco dessa realidade, aquela do cidadão de Xinguara, e perceber que a solução proposta por ele, pode não ser aquela que imagina-se ser a ideal, mas sem dúvida pode ser a resposta para a necessidade do educando.

Nós tutores, não somos os donos da verdade, evoluímos e aprendemos a cada atividade, e por que não dizer, a cada interatividade.

MLarosa.

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