segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Meios de ensino ontem e hoje


Olá, meus amigos.
Lendo atentamente os comentários dos artigos sobre os artefatos de ensino, noto como todos os meios de ensino foram eficientes, afinal alguns de nós, (rsrsrs, me incluo nessa) estamos aqui com toda a bagagem adquirida em sala de aula, nos reeducando em novas tecnologias. Passamos por toda essa evolução, seja no aprendizado ou lecionando com alguns dos artefatos.

Bem, os meios de ensino do passado são importantes até os dias de hoje, como cursos por correspondência, telecurso, rádio escola, além dos velhos companheiros de sala de aula - o quadro negro, retro-projetor, mimeógrafo, livro didático, flanelógrafo, projetor de slides, entre outros. Cito dois que aprendi sobre no passado e que depois utilizei e ainda uso como meio de ensino: Rádio e Álbum Seriado.

Ainda hoje, o rádio e a Tv são aliados na educação de adultos (EJA), que atualmente está sendo substituído pela EAD. Projetos educacionais pautados em rádios internas fazem sucesso junto ao alunos da educação infantil, onde se desenvolvem a criatividade, desinibição, diferentes inteligências, cidadania...

O rádio proporciona ampla cobertura e à flexibilidade na difusão de informações e conteúdos. A metodologia é bem simples, seja pela oralidade ou por música, educadores conseguem atingir públicos em áreas rurais distantes e sem condições de oferecer instrução básica. Assim iniciou-se a educação a distância o Brasil, se não me engano, na década de 70.

O Álbum Seriado, um interessante recurso visual formado por
páginas em sequência lógica, instrumento que estudei nos cursos de Educação.
Em palestras pelo interior do País, me deparei com ele e foi bem didático, na falta do Datashow. Inclui os tópicos em caneta Pilot e foi possível acrescentar informações produzidas pelo público.

Cursos de capacitação e treinamento ainda utilizam o Álbum Seriado como forma de ajudar na fixação dos conteúdos (comunicação não verbal) incluindo fotos, gráficos, marcas de sucesso, dinâmica de grupos e tópico em texto.

 A educação continuada é um fato e quanto mais avançarmos em tecnologias da educação, da informação, equipamentos e modalidades de ensino, que atendam as diferentes necessidades mercadológicas e sociais, estaremos de volta em busca de mais valores e conhecimento que possam ser agregados a toda uma história de vida que se constrói a cada instante.
Sucesso a todos!