sábado, 21 de junho de 2008

Não empolga ninguém

Acompanhando a Copa do Mundo de 2008, noto que o futebol dos europeus está se assemelhando ao que praticamos aqui em terras tupiniquins. Nossos astros, ou melhor, nossos jogadores que se destacaram os gramados nacionais, parece que agregaram valor ao futebol praticados em gramados europeus.

Epa! Larosa, que Copa do Mundo? Você está escrevendo sobre a Eurocopa?

Verdade caro leitor, estou escrevendo sobre a Euro 2008, que nada mais é que a Copa do Mundo sem as principais, e por que não dizer, as melhores seleções do Mundo: Brasil e Argentina. Então essa copinha disputada na Europa, caro leitor, vem mostrando que o futebol força, praticado por grande parte das seleções do torneio, está um pouco mais talentoso. Enquanto isso, por aqui, nas eliminatórias para a Copa do Mundo, o futebol está um pouco mais horroroso. Com a palavra o técnico Dunga. Bem, como o técnico da Seleção Brasileira não respondeu, vida que segue.

Vou destacar o comportamento dos torcedores cariocas, que durante as tardes vem criando um hábito bem interessante, o de acompanhar atentamente a Eurocopa. Nunca tinha visto um apelo tão grande. Bares e restaurantes ligadinhos nas transmissões ao vivo pelo Sportv e até nos Vts, em horários alternativos. Nem a novela das 8 horas consegue competir com as seleções européias.

O que está acontecendo? Donos de estabelecimentos comerciais não investiram em pontos de TV por assinatura sem um bom motivo. Se a Eurocopa não fosse um bom apelo, o comércio não buscaria esse diferencial de mercado para atrair clientes. O futebol está mais presente na vida do Brasileiro do que nunca.

Mais Larosa, este é o país do futebol. Então, qual é a surpresa?

Não é surpresa. É a constatação de um fato. Os jogos dos campeonatos Espanhol, Italiano e Inglês tornaram-se um grande atrativo para o público que gosta de futebol. Acredito que a presença de nossos bons jogadores em seus times, tenha criado uma sensação de saudosismo, em relação ao bom futebol. Já que os jogadores que sobraram por aqui não tem agradado. O público gosta de um futebol bem jogado, com belas jogadas, raça, empenho, qualidade e acima de tudo, com craques. Como esses craques estão na Europa, o interesse se volta para lá. Enquanto isso, o Brasileirão não empolga ninguém.


segunda-feira, 9 de junho de 2008

Calmaria futebolística

Conversando com alguns amigos hoje(ontem) vendo o mar calmo, quase sem ondes e com grandes bancos de areia comentei: - é um momento de calmaria e normalidade. Os objetivos são outros, novas metas e e estratégias serão pensadas.

A maluco? Depois de dois chopps começou a pensar que a natureza planeja suas ações? Retrucou um dos amigos

Nada disso. O mar calmo, após uma ressaca, foi apenas uma forma de mostrar como o nosso futebol vai atuar essa semana. Depois da ressaca da torcida tricolor, após grande vitória contra o Boca Juniors, no Maracanã, e deixar a cidade mais colorida, o decorrer da semana foi de calmaria.

Voltamos ao Campeonato Brasileiro e a rotina de acompanhar nossos times de coração, em busca de três pontos na competição. Os quatro grandes do Rio estão em ação. Ontem foi o Flamengo, hoje, o Fluminense pega uma parada dura em Porto Alegre contra o Grêmio. Temos a estréia do técnico Geninho, a frente do Botafogo, que necessita resgatar sua auto-estima e com ela, as vitórias no Brasileirão. Dos clubes do Rio, o Vasco tem a missão mais ingrata, enfrentar o líder do campeonato, em Belo Horizonte, no Estádio do Mineirão. Mesmo com Edmundo, Leandro amaral e Moraes, não será nada fácil dobrar a raposa. Um empate será um grande negócio.

Poxa Larosa, até aqui você fala de futebol? Sol, praia, mulher bonita passeando e pegando aquele sol gostoso, chopp gelado e nem assim você para com essa papo de Brasileirão?

Calma caro amigo. Não tenho culpa que o seu América, não está ais entre os grandes que disputa o campeonato Brasileiro, nem disputará a primeira divisão do Campeonato Carioca de 2009. Realmente você deve estar saudoso das conquistas e grandes vitórias que marcaram seu time, durante tanto tempo.

Vê se não reclama! Afinal temos os ingredientes certos para um início de domingo: Estamos na praia, vendo a beleza do mar e das mulheres. Estamos bebendo chopp bem gelado. Daqui a pouco, você vai fazer o churrasco, e só faltava falar de futebol, ou melhor, dos cariocas no campeonato nacional.

Até a próxima partida do tricolor, pelas finais da Copa Libertadores, que no momento é o tema futebolístico de maior importância, viveremos sim uma calmaria. Uma normalidade em termos de futebol brasileiro, afinal, estamos no início do campeonato e as grandes emoções ficam por contas das partidas, dos técnicos que jogam para frente e de jogadores de talento, ou seja, calmaria futebolística.